Sondando um arquivo escolar: reflexões sobre memória, história e fontes para a História da Educação em Santa Cruz do Sul/Brasil

Joice Nunes de Souza, Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Éder da Silva Silveira

Resumo


O presente artigo tem como propósito central apontar algumas potencialidades de investigação no campo de estudos da História da Educação a partir de um levantamento de fontes documentais do arquivo da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, instituição localizada no município de Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Além de apontar algumas potencialidades de investigação deste arquivo escolar, apresentam-se as reflexões sobre o percurso trilhado até o momento, que incluiu desde o contato com a direção/funcionários/as da escola até a visita ao referido arquivo. O percurso de averiguação, levantamento e prospecção foi denominado de sondagem. Sondando, refletiu-se sobre o papel das fontes documentais oriundas de arquivos escolares, as relações entre história e memória, bem como a preservação e salvaguarda de documentos, pontos centrais para a produção de conhecimento histórico-educacional.  


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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5662

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