A relevância dos componentes curriculares no olhar de estudantes do ensino médio: subsídios para a formação de professores

Simara Rodrigues Gheno, Fernanda Carneiro Leão Gonçalves, Rossano André Dal-Farra

Resumo


Uma pesquisa com Métodos Mistos foi desenvolvida no 2º. ano do ensino médio de uma escola do Rio Grande do Sul no sentido de compreender o olhar dos estudantes a respeito da relevância dos componentes curriculares e das possíveis associações entre eles. Com base em tais resultados é possível obter subsídios para a construção de práticas educativas integradoras envolvendo estudantes voltados para as Ciências Exatas (CE), Ciências da Natureza (CN) e Ciências Humanas (CH). Os dados foram examinados por meio da Análise de Conteúdo, da Correlação de Spearman e do Teste Não-Paramétrico de Kruskal-Wallis para escores em escala Likert. Os resultados demonstraram uma distribuição ampla das escolhas profissionais dentro das áreas CH, CN e CE. O principal motivo da opção dos estudantes foi “gostar da área”, sendo os componentes curriculares específicos considerados os mais importantes na opinião dos participantes. No entanto, a matemática foi ressaltada também por estudantes das CN e CH. As maiores associações entre as disciplinas ocorreram entre as três componentes das CN, Biologia, Física e Química, e das duas últimas com a matemática. Não houve correlações significativas entre as CH e as demais. Deste modo, sugere-se a construção de ações interdisciplinares na formação de professores voltadas para as grandes questões científicas, integrando CH, CN e CE e capacitando os docentes para realizar práticas desta natureza em sua atuação profissional.


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DOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.54-18

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