O ensino de Literatura e a Gastronomia em cena: uma proposta para a formação docente

Letícia Queiroz de Carvalho, Murilo Góes Martins

Resumo


O presente artigo busca um diálogo entre alguns pressupostos teóricos da gastronomia e o ensino de literatura na perspectiva da formação do professor da área de Letras. Teoricamente, pretendemos cotejar os saberes culturais da alimentação manifestados em textos representativos da literatura e ensino com os postulados de Bakhtin e o Círculo, para sustentar a nossa hipótese investigativa de que é possível suscitar, nos professores de Português, o estímulo a leituras críticas do texto literário pelos signos da alimentação nele presentes. Em nossa interlocução teórica, traremos também considerações atinentes ao conceito de gastronomia, formalizados por Brillat-Savarin e as concepções barthesianas relacionadas ao prazer do texto. Tal diálogo aponta o potencial da convergência teórica entre literatura e gastronomia nos processos de formação docente, por meio de uma proposição prática de leitura para professores.


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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5935

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