Dois países, contextos diversos de produção de masculinidades e mercados do sexo: identificando pedagogias do gênero e circulação de saberes

Fernando Seffner, Luis Pablo Orozco Varela

Resumo


Resumo: A partir dos achados em dois projetos de pesquisa, na Costa Rica e no Brasil, lidando com dois contextos diversos, a cultura escolar e os mercados do sexo de homens para homens, estabelece-se um diálogo em torno de aprendizagens, conhecimentos e experiências. Utilizamos os conceitos de cultura escolar, pedagogias culturais, pedagogias do gênero e da sexualidade, proliferação de locais de aprendizagem, currículo cultural e circulação de saberes. As análises estão centradas em torno de questões de gênero e do pertencimento ao terreno de produção das masculinidades, mas buscamos dialogar com alguns outros marcadores sociais da diferença. A análise enfatiza a centralidade das negociações em torno do gênero, dentro e fora da escola, e com isso fornece elementos para discutir com os movimentos de cunho conservador, como o movimento "ideologia de gênero", que advogam pela não necessidade do debate em torno das desigualdades de gênero, na escola ou fora dela.




DOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.55-11

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