Experiências de mediação de leitura do literário no Ensino Superior

Adair de Aguiar Neitzel, Cleide Jussara Müller Pareja, Aléxsandre de Oliveira

Resumo


Este artigo objetiva discutir como ocorre a mediação do literário no curso de Letras, em uma universidade do sul do Brasil. Desenvolveu-se um estudo de caráter qualitativo, o instrumento de coleta de dados foi entrevista por meio de grupo focal com acadêmicos do curso. Para análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo segundo Franco (2008). Esta pesquisa fundamenta-se em Heidegger (2015), Neitzel, Pareja, Krames(2020), Yunes (2016), Aguiar (2019), Martins (2012), entre outros. Sinaliza-se como resultados: a mediação literária oportunizou o diálogo sobre a obra literária, a sala de aula foi espaço efetivo de leitura, de escuta e de trocas, sem apartamentos entre teoria literária e prática de leitura.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.29327/227811.24.57-3

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.