O inquérito de fake news: análise da campanha "Mentira na Educação, Não!", da revista Nova Escola

Jaqueline Justen, Luiz Felipe Zago, Cristianne Maria Famer Rocha

Resumo


No ano de 2018, a versão online da Revista Nova Escola lançou uma campanha chamada Mentira na Educação, Não!, em que foram publicadas 34 matérias com a intenção de contestar notícias, boatos e declarações consideradas suspeitas ou inverídicas sobre a educação. A partir da análise do conjunto de matérias publicadas no âmbito dessa campanha, foi possível detalhar a utilização de duas operações pela Revista: as verdades imagéticas e a teia de links, que chamamos aqui de “inquérito de fake news”, com base em Michel Foucault. Conclui-se que o inquérito, produzido e publicado pela Revista, é parte de um esforço de encadeamento sucessivo de elementos discursivos, de modo a chegar a um veredicto sobre um boato ou uma dúvida, eventualmente criados sobre educação brasileira, no período.

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DOI: https://doi.org/10.29327/227811.24.57-9

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