Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento

Jaqueline Marafon Pinheiro, Betina Schuler

Resumo


Em se tratando do adoecimento docente, especificamente no Ensino Superior, muitos estudos vêm se debruçando sobre o tema em diferentes perspectivas. Este artigo se trata de um ensaio teórico que busca problematizar as relações entre um presente neoliberal e o atravessamento no Ensino Superior quanto aos modos de trabalho dos professores e professoras. Nesse sentido, o presente estudo parte de uma perspectiva pós-estruturalista de pesquisa para problematizar aspectos do adoecimento docente vinculados a um contemporâneo que prima pela aceleração, produtividade, fragmentação do trabalho e pela autoresponsabilização quanto às questões de saúde e doença. Para tanto, utilizaremos os conceitos e estudos de diferentes autores, em especial Sennett, Abílio, Han e Lazzarato para pensar especificamente o conceito de endividamento docente, resultante deste estudo, questão essa agravada pela Pandemia da Covid 19.


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DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.62.04

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