A POTÊNCIA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: OLHARES PARA AS NARRATIVAS PRODUZIDAS SOBRE A ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Isabela Dutra Corrêa da Silva, Karine Dourado Silva

Resumo


Reconhecer a instituição escola e sua historicidade nos mais variados contextos constitui um modo de investigar e problematizar as diferentes narrativas sobre a escola. No atual contexto em que vivemos, se faz necessário identificar a pluralidade das narrativas midiáticas sobre a escola, tensionando as práticas escolares anteriores e atuais no cenário de pandemia. Sendo assim, o objetivo deste estudo é problematizar as diferentes narrativas sobre a escola contemporânea na mídia. O material de análise se constitui de manchetes, notícias e reportagens veiculadas nos dois portais de notícia mais acessados no Brasil, G1 e Uol, entre os meses de fevereiro e dezembro de 2020. São analisados os discursos presentes em tais materiais, dando visibilidade às narrativas dos discursos midiáticos sobre a instituição escolar. Os caminhos teórico-metodológicos escolhidos para este estudo estão inscritos no campo dos Estudos Culturais em Educação, tendo como ferramentas de análise, os conceitos de discurso – de inspiração foucaultiana – e o conceito de dispositivo pedagógico. Dentre os achados observa-se que os materiais analisados são constituídos de discursos de responsabilização da escola, os quais constituem o espaço escolar como responsável pelas necessidades básicas, bem como por narrativas sobre a socialização do sujeito estudante. A potência escola desempenha papel ativo no cotidiano, definindo de fato limites e possibilidades, diálogos ou conflitos constantes com organização social contemporânea.


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DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.63.15

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