PRODUÇÔES DE LÍNGUA INGLESA NO TIKTOK: A TIKTOKER @MINHAPROFESSORA GRINGA - IRONIA, HUMOR E MEMES

Mariana da Silva Castro, Darlize Teixeira de Mello

Resumo


O presente artigo objetiva problematizar as práticas de ensino de Língua Inglesa na rede social TikTok, com vistas a analisar as pedagogias culturais postas em operação pela TikToker @minhaprofessoragringa, voltadas à propagação de conteúdos e dinamização do próprio perfil. O material analítico utilizado será os vídeos da TikToker @minhaprofessoragringa, tendo como recorte temporal os anos de 2020 e 2021. A metodologia utilizada aciona como ferramenta metodológica a inspiração em etnografia virtual (HINE, 2000). A análise do artefato cultural evidenciou o quanto as tentativas de “brincar” com a Língua Portuguesa da TikToker @minhaprofessoragringa foram relevantes para o sucesso de seu perfil, pois seus vídeos mais visualizados são aqueles em que ela fala português e questiona algumas palavras e estruturas de nossa língua, não se atendo às “Dicas de inglês”.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.64.20

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.