TURMA DA MÔNICA E A FORMAÇÃO DE MENTES DE INVESTIDOR EM TEMPOS DE FINANCEIRAÇÃO

Inês Hennigen

Resumo


A análise que desenvolvemos, relacionada ao objetivo de conhecer e problematizar a produção de vida e subjetividade no atual capitalismo neoliberal financeirizado, focaliza um livro de educação financeira da Turma da Mônica e do consultor Primo Rico. Utilizamos a análise do discurso na perspectiva foucaultiana de modo a examinar o enunciável e o visível. Quanto aos contornos e ênfases desta pedagogia cultural, problematizamos: a centralidade do dinheiro, a incitação ao investimento e ao empreendedorismo, e a omissão ou abordagem bem específica das temáticas trabalho, juros e endividamento. Frente à capitalização da vida que vivenciamos hoje, produtora de desigualdades brutais, ressaltamos ser crucial uma educação que rompa com esta lógica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.64.08

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.