PEDAGOGIAS DA CISPASSABILIDADE, SCRIPTS DE GÊNERO E EXISTÊNCIAS TRANS

Daniella Vieira Magnus, Jane Felipe

Resumo


O presente artigo visa discutir sobre alguns dos engendramentos produzidos pelas pedagogias de gênero na construção de homens e mulheres a partir da lógica cisheteronormativa na atualidade. Também se propõe a discutir e pensar criticamente sobre a operação de Pedagogias da Cispassabilidade sobre os corpos e as performances dos indivíduos, visando adequá-los, discipliná-los, produzi-los e “corrigi-los” a serem “cispassáveis” (inteligíveis), ancorados em scripts de gênero estabelecidos nas sociedades. A partir do referencial teórico dos estudos de gênero, em uma abordagem pósestruturalista de análise, o artigo objetiva refletir sobre os tensionamentos produzidos por tais pedagogias sobre as existências de docentes transgênero que atuam/atuavam na Educação Infantil. Palavras-chave: Pedagogias da Cispassabilidade; Pedagogias de Gênero; Scripts de Gênero.

 


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DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.64.04

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