A PEDAGOGIA DO YOUTUBE E O EMPREENDORISMO DOCENTE DIGITAL

Leandra Gomes Gonçalves, Andresa Silva da Costa Mutz

Resumo


Este artigo decorre de pesquisa em andamento que visa compreender como a plataforma de vídeos YouTube opera no agenciamento de professores, transformandoos em empreendedores digitais. O recorte aqui selecionado diz respeito ao mapeamento de enunciações do material publicado no YouTube Official Blog intitulado Conheça 3 professores que cresceram no YouTube em 2021. Por meio da Análise de Discurso de inspiração foucaultiana, foi possível perceber as operações discursivas utilizadas pela plataforma para atrair docentes e formar o professor youtuber para seguir carreira na plataforma. Uma demonstração da Pedagogia Cultural opera ensejando o empreendedorismo docente digital e a plataformização do trabalho do professor youtu


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.64.19

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.