NEOCONSERVADORISMO E NEOLIBERALISMO EM ATAQUE À EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM PROBLEMA CONTEMPORÂNEO

Marcos Vinicius da Silva Goulart, José Ronaipe das Neves Machado

Resumo


O objetivo central deste texto é abordar a relação e aliança entre neoconservadorismo e neoliberalismo e a maneira pela qual seus discursos e práticas evidenciam um ataque à educação pública brasileira. A partir de uma análise e exposição do que Apple (2002) nomeou como Nova Aliança Conservadora, que indica a relação entre neoliberais, neoconservadores, fundamentalistas religiosos e populistas autoritários, propomos, neste texto, relacionar a leitura do sociólogo estadunidense com a realidade brasileira atual. Ao final, utilizamos, como exemplo, a atuação de setores lobistas neoliberais e neoconservadores na reforma do Novo Ensino Médio, o que nos levou a concluir que há uma forte influência desses grupos no campo educacional atual brasileiro com vistas a implantar uma pedagogia produtora de sujeitos empreendedores de si mesmos.


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DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.64.12

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