A PSICOPEDAGOGIA COMO FERRAMENTA PARA ADAPTAÇÂO CURRICULAR NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6º ANO: UM ESTUDO DE CASO

ROBERTO REMÍGIO FLORÊNCIO, Gabrielle Fernandes da Silva Gnoatto

Resumo


O presente artigo relata estratégias/atividades utilizadas por uma professora de Língua Portuguesa com um aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem, em uma escola pública de Gravataí/RS. Essas dificuldades levaram esse aluno à reprovação no ano de 2023 e, no início do ano letivo de 2024, quando constatado que o mesmo não superou tais dificuldades, foi necessário elaborar adaptações para que o contato do aluno aos conceitos teóricos trabalhados se desse de outra maneira. O objetivo do trabalho foi relatar as práticas da professora de LP que contribuíram para o desenvolvimento do educando. Após a aplicação das adaptações descritas ao longo do artigo, constatou-se uma mudança na conduta do discente, através da leitura de textos do seu interesse e, consequentemente, conseguiu realizar os exercícios propostos. Em um contexto ideal, os alunos com baixo rendimento escolar seriam encaminhados ao apoio psicopedagógico, no entanto, na escola pública, observa-se uma carência de profissionais e de recursos. Aqui, defendemos a presença do profissional de Psicopedagogia nos ambientes escolares, objetivando otimizar os processos de ensino-aprendizagem, mas quando sua presença não é constatada na escola, é necessário que as adaptações sejam realizadas pelos professores para que haja uma melhoria na aprendizagem dos discentes.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.