CORPOS QUE ENSINAM NO YOUTUBE: FISICULTURISMO E MASCULINIDADES NO CONTEXTO PÓS-COVID 19

Silas Miquéias da Silva Boldo, Tiago Duque

Resumo


Este artigo investiga a construção de masculinidades e as relações de poder presentes em vídeos de fisiculturistas no YouTube, que compartilharam suas experiências de quase morte durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. A pesquisa, com abordagem qualitativa e pós-crítica, adota a etnografia on-line para analisar vídeos e comentários, explorando suas implicações curriculares e pedagógicas no campo dos Estudos Culturais na Educação. Os resultados indicam que, durante a pandemia, fisiculturistas criaram narrativas de resistência física e emocional, utilizando metáforas, performances virilizadas e próteses de gênero fármaco-pornográficas para simbolizar coragem e superação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.