RESENHAS, LISTAS E LIVROS NAS ESTANTES: O CONTEÚDO PRODUZIDO POR INFLUENCIADORES LITERÁRIOS E AS PREFERÊNCIAS DE SEUS SEGUIDORES

Camila Alves de Melo

Resumo


Resumo: Este artigo objetiva mapear algumas práticas recorrentes na produção de conteúdo de quatro influenciadores literários brasileiros, além de visualizar as preferências de seus seguidores. Os dados foram produzidos por meio de pesquisa etnográfica e observação silenciosa (lurking) em perfis de Bookstagram e canais de BookTube. Ancora-se, em termos teóricos, nos Estudos Culturais e nos estudos sobre leitura. Foram mapeadas e analisadas algumas práticas recorrentes no conteúdo produzido, tais como: resenhas, conteúdos que indicam “como fazer” determinadas ações relacionadas à leitura, listas de obras de acordo com uma temática específica e apresentações dos livros nas estantes.

Palavras-chave: Leitura; Bookstagram; BookTube; Influenciadores literários.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.