Periódicos ULBRA


Acta Scientiae

A revista Acta Scientiae, editada desde 1999, é uma publicação bimestral da Universidade Luterana do Brasil sob a responsabilidade do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, com conceito A1, segundo avaliação 2019 da Capes. Tem por Missão divulgar trabalhos de pesquisa científica e de revisão e resenhas da área de Ensino da CAPES, com foco no Ensino de Ciências e Matemática.

O foco da Acta Scientiae é artigos de pesquisa científica, devidamente embasados nos referenciais teóricos da área de Ensino de Ciências e Matemática consagrados na literatura científica, com 'estados da arte', metodologia e pergunta de pesquisa explícitas e que resultem em contribuição internacionalmente relevante, em comparação com estudos anteriores, para o conhecimento científico da área de Ensino de Ciências e Matemática. Porém, também serão considerados resenhas críticas de livros, teses e dissertações. A Acta não proíbe o uso de chatbots orientados por IA (e.g. o chatGPT) ou outros recursos tecnológicos na produção dos textos, mas espera que os autores tenham a contribuição principal. No entanto, esses recursos não podem ser listados como autores.

A Acta adota as normas da APA (American Psychological Association). Veja as Normas e recomendações para a submissão de artigos na página Submissões On-line

A Acta aceita artigos em português, espanhol e inglês, mas todos os artigos que forem submetidos em outra língua, caso aceitos, terão de ter uma versão dele para inglês, necessariamente feita pela equipe externa de tradutores já credenciada pela Acta, com os autores arcando com os custos desse trabalho, para ser publicada conjuntamente.

O fluxo de publicação online dos artigos é contínuo. A Acta não cobra taxas de processamento de artigos (APC) nem taxas de submissão, mas é cobrada uma taxa de R$100,00 para registro do DOI junto à CrossRef.

A Acta Scientiae segue um Código de Conduta e Boas Práticas na Publicação, baseado no do Committee on Publication Ethics (COPE) e Políticas de Compartilhamento de Dados

 

Atualizado em 25 de novembro de 2022. 

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista de Iniciação Científica da ULBRA

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

ALETHEIA

A Aletheia é uma revista semestral, editada em parceria pelo Curso de Psicologia e pelo Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, da Universidade Luterana do Brasil, destinada à publicação de trabalhos de pesquisadores envolvidos em estudos produzidos 
na área da Psicologia, Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano, Políticas Públicas, Sociedade e Ambiente, ou ciências afins. Serão aceitos somente trabalhos originais que se enquadrem nas categorias de artigos de pesquisa (teóricos ou empíricos), artigos de revisão sistemática, relatos de pesquisa, relatos de experiência profissional e resenhas.

Artigos: revisões sistemáticas, artigos teóricos e artigos com dados empíricos atuais sobre temas relevantes para a linha editorial da revista.

Relato de pesquisa: investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia e análise científica.

Relatos de experiência profissional: estudos de caso, contendo análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos e estratégias de intervenção de interesse para a atuação de psicólogos, profissionais da saúde, educadores, sociólogos, profissionais da comunicação, entre outros, nas mais diversas áreas de atuação.

Resenhas: revisão crítica de livros recém-publicados, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais.

Em todos os casos, o número máximo de autores aceito pela revista é 7 (sete).

A revista Aletheia está passando por atualizações e no momento não está aceitando submissões.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Plural

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

REVISTA VETERINÁRIA EM FOCO

A revista VETERINÁRIA EM FOCO, publicação científica da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com periodicidade semestral, publica artigos científicos, revisões bibliográficas, relatos de casos e notas técnicas referentes à área de Ciências Veterinárias, que a ela deverão ser destinados com exclusividade. A revista é editada sob responsabilidade do Curso de Medicina Veterinária da ULBRA.

        Para acessar as diretrizes de submissão, CLIQUE AQUI

        Para acessar as políticas da revista, CLIQUE AQUI

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

STOMATOS

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Espaço Científico

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

JUS SOCIETAS

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Urissanê

Oportunizar aos acadêmicos e profissionais da área de TI, a divulgação da produção científica.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

CIÊNCIA AMAZÔNIDA

A revista Ciência Amazônida é uma publicação semestral do Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho (ILES/ULBRA), organizado pela Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (COOPPEX), que tem como objetivos:

-Divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior, apresentadas na Mostra de Iniciação Científica do ILES/ULBRA;

-Divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos docentes e pesquisadores do ILES/ULBRA e de outras instituições de ensino e de pesquisa da região amazônica;

-Promover a integração entre pesquisa, ensino e extensão;

A revista recebe trabalhos multidisciplinares, tanto de iniciação científica quanto de trabalhos de pesquisa e pós-graduação stricto sensu, mas que sejam oriundas da região Amazônica, possui um corpo de avaliadores ad-hoc, que avaliará aos pares e sem identificação dos autores.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

ACTA Brasileira do Movimento Humano

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Iuris in Mente: Revista de Direitos Fundamentais e Políticas Públicas

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Conversas Interdisciplinares

REVISTA CONVERSAS INTERDISCIPLINARES

Periódico impresso e on-line

QR Code

DOI

 

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Direito e Democracia


Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

TEXTURA - Revista de Educação e Letras

Revista Textura (ULBRA) é um periódico online quadrimestral, de acesso aberto e gratuito, voltado para a publicação de artigos inéditos resultantes de pesquisas ou ensaios nas áreas de Educação e de Letras. Publica dossiês e artigos de demanda contínua, em português, inglês, espanhol e francês.

Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

ISSN: 2358-0801

Artigos identificados por meio do DOI


CHAMADA DE ARTIGOS PARA COMPOR DOSSIÊS:

1)DOSSIÊ: PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedade

Descrição: O tempo presente tem sido marcado por um conjunto de múltiplas, diversas, plurais e constantes pedagogias que operam para forjar sujeitos que correspondam a uma dada sociedade. Partindo desse entendimento, considera-se que modificações substanciais na cultura e nas formas de organização do mundo têm repercutido e alterado a concepção e os modos de funcionamento das Pedagogias. Como argumentado por Camozzato (2014), as Pedagogias do Presente procuram atender às exigências da contemporaneidade (re)configurando-se constantemente, por meio de processos de atualização, e colocando em operação discursos que convocam e interpelam os sujeitos. São pedagogias que transcendem os muros da escola, mas que também podem estar dentro dela. Muitas dessas pedagogias estão imbricadas a tecnologias da informação e da comunicação e/ou a outras características do mundo atual, como o consumo, a sociedade do espetáculo e o governamento dos sujeitos. São muitas as flexões da Pedagogia e são plurais os seus espaços de atuação (CAMOZZATO, 2014). Tendo essas considerações como mote, o dossiê PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedadetem o objetivo de compilar pesquisas e estudos que se ocupam em compreender, problematizar, evidenciar e analisar Pedagogias do Presente e/ou suas implicações para a educação, para a formação/produção de sujeitos e da sociedade. Interessa, a este Dossiê, agrupar um conjunto de saberes já produzidos sobre tais Pedagogias, gerando uma obra que possibilite  um panorama e, também, um aprofundamento sobre as Pedagogias do Presente. Assim, convidamos pesquisadores de todas as áreas do conhecimento a enviarem artigos para compor o Dossiê.

Organizadoras:

Profa. Dra. Mariangela Momo (PPGED-UFRN)

Profa. Dra. Patrícia Ignácio (PPGECE-FURG) 

Prazo para submissão dos artigos: 10/06/2023

A previsão de publicação do Dossiê é em outubro de 2023.

Os autores deverão submeter seus artigos para avaliação via plataforma e no campo “Obsevação para o Editor” deverão mencionar que a submissão refere-se à chamada para o dossiê  PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações nos sujeitos, nas relações e na sociedade.

 

2) DOSSIÊ: “EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA AMÉFRICA: abordagens transnacionais” 

Descrição: A transnacionalização dos objetos de estudo nas ciências humanas e sociais é um passo fundamental para superar o nacionalismo metodológico que, por vezes,  aprisiona as temáticas e problemas, criando um universo demasiado endógeno.  Este é o caso da temática que converge educação e relações étnico-raciais (ERER) no Brasil. Há uma infinidade de trabalhos sobre a implementação da ERER, sobretudo a partir da lei 10639/03 e 11645/08, mas pouquíssimo diálogo transnacional que promova a reflexão de como isto tem sido constituído por toda América Latina. 

A Améfrica, para usarmos os termos de Lélia Gonzalez, é um espaço marcado pelos traços da violência colonial/racial, espaço originário da modernidade tal como a conhecemos. Políticas públicas que se voltem a repensar os efeitos dessa violência colonial/racial têm transmutado o mapa epistêmico e reorganizado as formas de pensar e legitimar os saberes. 

Neste dossiê, buscaremos cartografar especialmente as diferentes iniciativas no contexto amefricano e suas conexões transnacionais, para pensar a Educação das Relações Étnico-Raciais. Experiências comparativas e uma ótica global do objeto da ERER serão privilegiadas na seleção de textos, buscando em particular os seguintes temas: 

a) políticas públicas educacionais e patrimoniais em torno da implementação (inicial e continuada) e fiscalização da ERER na Améfrica; 

b) abordagens que historicizem as lutas indígenas e afro-latino-americanas em torno  da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena; 

c) interconexões entre os movimentos sociais (especialmente os movimentos negro e indígena) e as lutas por  conquista ou manutenção das proteções legais existentes no âmbito da ERER;

d) a criação, consolidação e expansão das Ações Afirmativas na Améfrica e a sua conexão com as transmutações no campo da ERER.

Organizadores: 

Profa. Dra. Gládis Elise P. da Silva Kaercher (UFRGS)
Prof. Doutorando Isael da Silva Pinheiro (UFRGS)
Prof. Dr. Marcello Felisberto Morais de Assunção (UFRGS)
Profa. Doutoranda Raquel Kubeo (UFRGS)

Prazo para sunmissão dos artigos: 01.09.2023

A previsão de publicação do Dossiê é em janeiro de 2024.


As regras de submissão podem ser acessadas aqui: 

http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/about/submissions#onlineSubmissions

 


Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista de Medicina e Ciências da Saúde

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Ciência & Consciência

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Aprendendo o SEER ...

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar