A formação virtuosa através da ilustração em Livro das Crianças, de Zalina Rolim

Valnikson Viana Oliveira, Daniela Maria Segabinazi

Resumo


Este artigo apresenta uma leitura das gravuras que ilustram a coletânea poética infantil Livro das Crianças (1897 apud TOLEDO PIZA, 2008), da escritora paulista Zalina Rolim, adotado como livro de leitura por escolas públicas no final do século XIX, integrando o processo de renovação de ensino propagado durante a Primeira República. Preocupamo-nos, mais especificamente, em mostrar de que maneira contribuíam, junto aos versos, para a educação voltada à difusão de valores da época, destacando suas principais funções e representações. Para embasar o nosso trabalho, nos valemos principalmente de Camargo (1995; 1999), Carvalho (1990) e Coelho (1991; 2000), compreendendo o material visual da obra a partir de sua relação com o pequeno leitor.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.