Experiências da escolarização das juventudes no documentário Nunca me sonharam

Wesley Fernando de Andrade Hilário, Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani

Resumo


Aborda-se dois temas inscritos no documentário Nunca me sonharam, de Cacau Rhoden, relacionados à experiência de escolarização de estudantes do Ensino Médio público brasileiro. O primeiro diz respeito à problemática função do Ensino Médio de preparar “para a vida e/ou para o trabalho”; o segundo, às condições de funcionamento da instituição escolar, dentre as quais enfatiza-se a importância do professor no processo de ensino-aprendizagem e sua relação com os alunos. Utilizou-se da transcrição das falas dos sujeitos entrevistados para o documentário como fio condutor da discussão e apoiou-se em escritos sobre os temas como aporte teórico. Evidencia-se que esse nível da educação no Brasil, tal como vem sendo ofertado, não corresponde às expectativas e necessidades de seus principais interessados, lançando-se, assim, a questão: afinal, o que se está fazendo dos jovens? 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-47-5053

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.