Práticas de análise de texto por meio dos fatores da textualidade

Manuel Benjamin Monteiro Liberal, Heliud Maia Moura

Resumo


O objetivo deste trabalho foi estudar os fatores de textualidade em produções textuais de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Santarém/Pa. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram apresentados aos alunos alguns fatores da textualidade, propostos por Beaugrande & Dressler (1981). Como instrumentos de análises, foram coletados 62 textos, elaborados pelos discentes. Estes textos foram estudados com base nas teorias sobre fatores da textualidade. Os resultados demonstraram que a inserção pedagógica desses fatores nas aulas de língua portuguesa favoreceu aos discentes contínua reflexão e desenvolvimento sobre sua prática escrita.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n50-5313

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.