Práticas de leitura e escrita na visão de estudantes do Ensino Fundamental

Marly Krüger de Pesce, Rosana Mara Koerner, Nadiny Zanetti da Silva

Resumo


Objetivando reconhecer o papel de agente de letramento dos professores, são trazidos os resultados de uma pesquisa com estudantes e professores da Educação Básica acerca das práticas de leitura e de escrita que têm lugar nas disciplinas do currículo. A pesquisa envolveu 26 estudantes e 10 professores do II Ciclo do EF, de uma escola pública. Os instrumentos de pesquisa foram questionário e entrevista semiestruturada, caracterizando-se como um estudo qualitativo. Kleiman (2004, 2005 e 2006) e Oliveira (2009) contribuíram para as reflexões acerca dos dados. Observou-se que os estudantes reconhecem a diversidade de gêneros textuais que os professores disponibilizam, contribuindo para desenvolver neles uma atitude protagonista e crítica.


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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n51-5390

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