O desafio do currículo na formação de professores em Letras para a atuação no campo da Educação

Edson Rodrigues Passos, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira

Resumo


O objetivo deste artigo é refletir e analisar criticamente, por meio do método dialético, o desafio curricular e a pouca atenção dada às disciplinas de didática na formação de professores em Letras. O estudo se justifica, tendo em vista o descaso das políticas públicas educacionais no que se refere ao fortalecimento da relação entre teoria e prática nos cursos de licenciaturas em Letras. A pesquisa é bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Apoiou-se nos estudos de Saviani (2009), Oliveira (2004), Vázquez (1977), Arroyo (2007) e Gatti (2010), dentre outros. Como resultado, foi possível evidenciar contradições na matriz curricular dos cursos de Letras e restritas    disciplinas didáticas nos currículos dos cursos de licenciatura.

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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5881

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