A MÚSICA ‘NO TEMPO DA INTOLERÂNCIA’ E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA ACERCA DE INFERÊNCIAS LITERÁRIAS

Renan Belarmino Viana da Silva, Acauam Silvério de Oliveira

Resumo


Este artigo analisa inferências literárias presentes na canção ‘No Tempo da Intolerância’, de Elza Soares, e, assim, alvitra um plano de aula que abarca a habilidade EF69LP44PE do Currículo de Pernambuco, que prevê a inferência de valores sociais, culturais e humanos a partir de obras literárias. Ancorado nas teorias de Bakhtin (1997, 2011), Candido (1995), Koch (2000), entre outros, buscou-se trabalhar a relação entre música e literatura, o significado de inferência e a importância da literatura no ensino. Esta pesquisa é um trabalho de revisão bibliográfica e tem como metodologia a análise de uma canção para propor uma prática didática. Como resultado, além do plano formulado, enfatiza-se a importância destes para a eficácia do ensino de língua portuguesa e a relação entre música e literatura na educação.

Palavras-chave: literatura; música; educação; inferência.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.