O QUE PODEMOS APRENDER SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE COM A SÉRIE “TODXS NÓS”?: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE IDENTIDADES CONTEMPORÂNEAS

Cristiano Eduardo da Rosa, Jane Felipe

Resumo


Este artigo analisa a série Todxs Nós (HBO, 2020) para discutir questões de gênero e sexualidade a partir do audiovisual. Ancorados nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais, a partir da perspectiva pós-estruturalista de análise, utilizamos a etnografia de tela para registrar e analisar cenas e diálogos significativos. A narrativa, centrada em três protagonistas com identidades diversas, problematiza os scripts de gênero e amplia as possibilidades de aprendizagem sobre diversidade, interseccionalidade e enfrentamento à cisheteronormatividade. Consideramos que a obra atua como dispositivo cultural que tensiona normas sociais e linguísticas, contribuindo para debates educativos sobre identidades contemporâneas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.